quarta-feira, 8 de outubro de 2014

CASA DOS TIÉS. PEDRA BRANCA. SC.





OUTUBRO 2014 - Casa moderna em terreno em Declive, mais uma! Essa casa fica no Bairro Pedra Branca, no município de Palhoça, a 15 km de Florianópolis, Santa Catarina. O conceito deste projeto nasceu da fantástica vista que os proprietários tem do morro da Pedra Branca, do forte declive do terreno e da pergunta: e se ao invés de um pesado muro de arrimo nós tivéssemos uma piscina com borda infinita e cascata? A piscina e a suíte master do casal - inclusive da banheira -  tem vista para a Pedra Branca.



Sob o balanço do segundo andar fica o living externo da piscina e da churrasqueira. O projeto tem esquadrias em alumino anodizado preto  e revestimento de parede em ACM em padrão madeira. As vigas de concreto fazem vez de pérgola e a piscina, além de borda infinita tem aquela cascata, que substitui o pesado muro de arrimo em concreto ou pedra. 

]
O ACM ou Alumino Composto tem longa vida útil e caráter sustentável. É integralmente reciclável e é uma alternativa para quem quer optar por projetos sustentáveis sem abrir mão da estética moderna. O material é de facílima manutença, não aceita pichação, valoriza comercialmente do imóvel e aumenta a vida útil da fachada.


O andar térreo da casa, no nível da rua, tem acesso principal pelo jardim frontal da casa. Traz porta pivotante no hall de entrada e uma sala intima, pra assistir aquele filminho o andar de cima a noite, ou pra relaxar enquanto o restante da família está no andar social da casa. Esse andar tem 2 suítes e uma suíte master. A cobertura do andar inferior tem teto grama, opção sustentável e bioclimática. Ameniza o calor, traz o jardim para perto das janelas e coleta a água da chuva que é reutilizada em sanitários e torneiras de jardim. 


Além da captação da água da chuva, do ACM e do teto grama, a casa conta ainda com sistema solar de aquecimento solar. Mas, antes de pensar em soluções sustentáveis. pensamos na arquitetura bioclimática. Aproveitar luz natural, ventos e a incidência solar é o primeiro passo para se ter um bom projeto, independente das tecnologias em que se pretende investir. Melhor ainda quando se consegue tirar partido disso tudo e ainda da vista do lugar. 


O pavimento inferior da casa - a baixo no nível da rua - tem garagem pra dois carros, living social com cozinha gourmet, sala de jantar e sala de estar com lareira a gás, além claro, de lavanderia, banheiro, etc. 


A sala de estar recebeu uma grande esquadria em "L" com abertura total para ambos os lados, que integra o living interno com o living externo que, por sua vez, é integrado à piscina de borda infinita e a churrasqueira. A piscina é a atração principal da casa, dela se tem vista uma vista privilegiada, sua borda infinita se alinha com o horizonte e com a paisagem, já que os lotes vizinho está a baixo dela, numa vista eterna, sem barreira. Da rua de baixo, ao se olhar para a casa, a visão que se tem é da cascata da piscina. 


Um comentário:

  1. Achei a casa sensacional!Parabéns.
    Tenho um tereno em forte declive,e gostaria de saber se suas medidas:12x30x13(fundo)total aprox..380m2,comportaria o projeto,tal como está ou adaptando-o.
    Se positivo , entrarei em contato.Fica em Piracicaba,num condomínio.

    ResponderExcluir